Cooperap ajuda associados a oferecer consultorias e serviços

Associados interessados prestar consultoria e oferecer serviços podem se associar à Cooperativa de trabalho da OAP para ter acesso a editais públicos. A maiorias dos órgãos públicos, fundações e empresas exige que as propostas e projetos de trabalho sejam encaminhados por instituições sem fins lucrativos e legalmente registradas, como a Cooperap. O estatuto da cooperativa está disponível na sede da OAP, no segundo andar da Praça de Serviços do “campus” da UFMG. Diante do interesse já manifestado por alguns associados, a OAP disponibiliza, abaixo, informações sobre editais e licitações que estão abertas, atualmente. Confira:

 

COOPERATIVAS DE CATADORES

A Fundação Banco do Brasil torna público o edital para que cooperativas de catadores de recicláveis apresentem propostas ao projeto ‘Fortalecimento da Infraestrutura de Cooperativas de Catadores para Coleta, Transporte e Comercialização de Materiais Recicláveis – Logística Solidária Cataforte’. Além da Fundação Banco do Brasil, são parceiros do ‘Logística Solidária’ a Petrobras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. O Edital vai selecionar propostas de cooperativas sem fins lucrativos voltadas diretamente às atividades de coleta, transporte e comercialização de material reciclável. As ações selecionadas serão apoiadas pela Fundação Banco do Brasil, com recursos dos parceiros, por meio de convênio. As propostas devem ser voltadas para o aumento da capacidade produtiva da cooperativa – como o incremento de faturamento, renda e inclusão de novos postos de trabalho – ou para a estruturação e fortalecimento da mesma, mediante aquisição de veículos para coleta, transporte e comercialização. A seleção abrange a participação de cooperativas voltadas diretamente às atividades de coleta e processamento de material reciclável, de todo o território nacional, de qualquer região, estado e município, incluindo o Distrito Federal, desde que integradas por catadores de materiais recicláveis.

Acesse o edital.

 

PROGRAMA DE ESTIMULO AO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA NACIONAL

O Ministério da Ciência e Tecnologia abre Edital para o Programa de Estimulo ao Desenvolvimento da Indústria Nacional. O programa visa apoiar projetos de formação e capacitação de recursos humanos, a promoção de melhores práticas de engenharia de software; fomento ao uso de software e serviços de tecnologia da informação desenvolvidos no Brasil; apoio a implantação de um sistema de informação da indústria brasileira de software e serviços de tecnologia da informação; promoção de parcerias empresas-universidades para o desenvolvimento de segmentos emergentes; realização de eventos que visem divulgar e discutir a indústria brasileira de software e serviços correlatos, tais como: assessoria e consultoria em informática, suporte técnico de instalação, configuração e manutenção de sistemas de tecnologia da informação; proposição e apoio às medidas de aperfeiçoamento dos marcos regulatórios de forma a permitir maior competitividade à indústria brasileira de software. A data final do recebimento das propostas é 30 de novembro de 2011.

Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios – Siconv

Código do Programa: 2400020110001

 

PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE

O objetivo é disponibilizar e modernizar áreas para a prática de esporte e lazer, assim como instalações e equipamentos adequados à prática esportiva, contribuindo para reduzir a exclusão e o risco social melhorar a qualidade de vida, mediante garantia de acessibilidade a espaços esportivos modernos. O prazo para inscrições é até 14 de dezembro de 2011.

Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios – Siconv

Código do Programa: 5100020080074

 

CAPACITAÇÃO NA ÁREA DE AUDIOVISUAL

O Ministério da Cultura abre Edital para Capacitação de artistas, técnicos e produtores na área Audiovisual. O Edital tem como objetivo o treinamento e aperfeiçoamento profissional, por meio da realização de cursos, palestras, workshops, oficinas, seminários, etc., bem como por meio da concessão de bolsas de estudos. Até 21 de novembro de 2011.

Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios – Siconv

Código do Programa : 4200020110006

 

APOIO DE EVENTOS TEMÁTICOS

O Ministério das Cidades abre Edital para apresentação de propostas com vistas à celebração de convênio entre entidades de direito privado sem fins lucrativos e a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades visando apoiar eventos temáticos do setor. Prazo: 31 de dezembro de 2011.

Mais informações e envio de proposta pelo Portal dos Convênios – Siconv

Código do Programa : 5600020110027

 

PROJETOS CULTURAIS E ESPORTIVOS

O Grupo EDP seleciona iniciativas culturais e esportivas que contribuam para o Desenvolvimento Humano no Brasil, melhorando a qualidade de vida e ampliando as possibilidades de escolha nas comunidades onde atua, nos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Tocantins. Serão R$ 1.400.000 distribuídos entre projetos registrados nas Leis Federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte nos municípios participantes. Inscrições até 19 de agosto. Mais informações: www.edpbr.com.br/edital e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail editaledp@nucleodepatrocinios.com.br ou pelo número (11) 3146-0972.

 

CONFIRA OUTROS LINKS

http://www.mds.gov.br/sobreoministerio/licitacoesecontratos

WWW.fbb.org.br/tecnologiasocial

WWW.talentosrdamaturidade.com.br

WWW.cef.com.br

WWW.dieese.org.br/licitacao/01305pdf