Cartilha gratuita mostra como não cair em golpes

Instituto Defesa Coletiva disponibiliza publicação com dicas para idosos não contraírem dívidas desnecessárias

Idosos, aposentados e pensionistas são consumidores alvo de instituições bancárias e financeiras quando o assunto é a concessão de crédito. A falta de entendimento sobre a necessidade de aceitar um cartão de crédito, realizar um crédito consignado, fazer a portabilidade de um empréstimo e até mesmo emprestar o nome ou cartão para um amigo ou familiar pode culminar com o superendividamento do idoso.

Por isso, o Instituto Defesa Coletiva elaborou a cartilha gratuita Crédito Consciente para Idosos, disponível gratuitamente para download no Dia do Idoso, 1/10, e durante todo o mês de outubro. A publicação reúne orientações básicas para que os idosos consigam sair das armadilhas da obtenção do crédito fácil e, ainda, aponta como buscar proteção em caso de superendividamento ou exploração financeira.

O cuidado ao utilizar caixas eletrônicos que oferecem empréstimo descomplicado na tela, bastando apenas um clique, é uma das dicas inseridas na cartilha. Outra orientação: na hipótese da contratação de um empréstimo, ele não pode estar vinculado a aquisição de outro produto ou serviço, como título de capitalização ou seguro.

De acordo com a presidente do Instituto Defesa Coletiva, Lillian Salgado, essa prática é ilegal e configura venda cassada. No caso da contratação de empréstimo consignado, Lillian lembra que ele pode ser cancelado em até sete dias, caso seja contratado fora da agência bancária: por telefone, em estabelecimentos comerciais ou por vendedores de rua.

A publicação apresenta – na parte final – o capítulo: Estou superendividado e agora? São cinco passos para o idoso vencer o acúmulo de dívidas. Reconhecer o superendividamento; organizar despesas e receitas; pensar em novas alternativas de obter mais dinheiro; analisar as dívidas; e mudar o estilo de vida são os ensinamentos embasados apresentados.

Para baixar o conteúdo da cartilha Crédito Consciente para Idosos basta acessar o link no sítio eletrônico do Instituto Defesa Coletiva:

http://defesacoletiva.org.br/site/wp-content/uploads/2019/02/credito-consciente-para-idosos-1.pdf

ou buscar um exemplar impresso na sede do IDC, avenida Brasil, nº 1438, sala 1202, bairro Funcionários, em Belo Horizonte.