Prefeitura promove atividades de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa

 E celebra dez anos do Centro de Referência

 

Junho é o mês de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa e para marcar a data a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, realiza atividades de promoção de direitos e valorização desse público na cidade. Este mês, a Prefeitura também comemora o aniversário de dez anos do Centro de Referência da Pessoa Idosa. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura.

A programação oficial do Junho Violeta, como é nacionalmente conhecido, tem início, em Belo Horizonte, com o seminário “Olhares sobre a Violência contra a Pessoa Idosa”, no dia 12, na sede da Prefeitura. A programação segue, no dia 13, com a exibição do filme Tapete Vermelho, no MIS Cine Santa Tereza, às 14h; apresentação de cenas do Grupo de Teatro Sementes, no Teatro Raul Belém Machado, às 19h; e a comemoração dos dez anos de inauguração do Centro de Referência da Pessoa Idosa, que acontece durante todo o dia.

Nos dias 24 e 26 de junho serão realizadas rodas de conversa com o tema Rede Longevidade. No dia 24, o encontro acontece na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, e no dia 26, no Centro de Referência da Pessoa Idosa.

A secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, destaca a atuação da Prefeitura no enfrentamento da violência contra a pessoa idosa e no fortalecimento e valorização dessa população em Belo Horizonte. “Nos últimos anos, a Prefeitura retomou obras paradas no Centro de Referência da Pessoa Idosa, revitalizando o espaço, que está mais acessível e aconchegante. Como consequência disso, tivemos aumento na utilização e na oferta do serviço. Além disso, fortalecemos o programa Maior Cuidado com o atendimento aos idosos em casa, de acordo com o grau de dependência de cada pessoa, e temos como direcionamento a prevenção da exclusão e do isolamento”, explica.

Desde 2017, a Prefeitura ainda ampliou o repasse de recursos para as 24 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em 20%, para as vagas de maior dependência, e criou o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias, voltado para pessoas que tiveram suas limitações agravadas por situações de violência, negligência ou abandono.

O subsecretário de Direito e Cidadania, Thiago Alves, explica que as atividades deste mês permitem a interlocução com diversos públicos e se destacam por permitir que os cidadãos reconheçam as diversas formas de violência que a população idosa está sujeita. “A violência contra as pessoas idosas se apresenta de várias formas. É importante que se tenham respostas rápidas e eficientes para se combater a violência física, mas também, quando se trata do enfrentamento à negligência e a omissão, a abordagem precisa ser capaz de conscientizar para essa situação, uma vez que são mais silenciosas”, afirma.