Nota de pesar: morre o pai da demografia brasileira

É com profunda tristeza que a OAP informa a morte do associado e professor emérito da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), José Alberto Magno de Carvalho. Ele é considerado o criador da demografia brasileira e integrou o grupo de fundadores do Centro de Estudos em Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), vinculado à Face, que dirigiu por quatro mandatos, nas décadas de 1970 e 1980. Também comandou a Faculdade (1986-1990 e 2006-2010) e integrou as instâncias colegiadas superiores da Universidade.
José Alberto Magno de Carvalho formou-se em economia na Face em 1964 e obteve os títulos de mestre e doutor em demografia pela London School of Economics – foi o primeiro brasileiro a tornar-se doutor em demografia. Participou ativamente da criação e consolidação dos programas de pós-graduação em Economia e Demografia da UFMG e, além do Cedeplar, esteve à frente também da Fundação Ipead. A ênfase de sua atuação como pesquisador recaiu sobre componentes da dinâmica demográfica, e seus estudos focaram campos como demografia brasileira, tendências populacionais, migração e fecundidade.

José Alberto Magno de Carvalho morreu na madrugada do dia 27 de outubro, aos 79 anos, por complicações de uma queda em casa. O sepultamento foi realizado em sua cidade natal, São Vicente de Minas, no Sul do estado. Ele deixa viúva, três filhas, um filho e oito netos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *