Egler Chiari é mais uma estrela no céu

O professor titular e emérito Egler Chiari, aposentado do Departamento de Parasitologia do ICB e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Faleceu neste sábado, 4 de julho, em Belo Horizonte, aos 86 anos.
Graduado em Farmácia Química pela UFMG em 1963, concluiu o mestrado, em 1971, e o doutorado, dez anos depois, em Parasitologia no ICB. Em 2005, recebeu o título de professor emérito da Universidade. Chiari foi um dos fundadores do Programa de Pós-graduação em Parasitologia da UFMG. Seu trabalho era focado em Protozoologia, com ênfase em caracterização bioquímica e molecular do Trypanosoma cruzi e diagnóstico parasitológico e quimioterapia experimental da doença de Chagas, campos de estudo em que era reconhecido internacionalmente.
Aposentou-se em 1992, quando publicou uma série de trabalhos sobre caracterização de diagnóstico diferencial da doença de Chagas com base na biologia molecular do protozoário causador da doença e em quimioprofilaxia experimental para aplicação em bancos de sangue.
Até o ano passado, contribuiu para o ensino da Parasitologia nos cursos de graduação e pós-graduação na UFMG, orientando várias dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisionando pesquisas de pós-doutorado.

Foto de Marcus Vinicius dos Santos / ICB UFMG

(Informações do site da UFMG, com Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *