Qualidade de vida e a saúde bucal

Manter uma boa saúde bucal é importante para o seu bem-estar, a sua autoestima e a saúde geral do seu corpo. Além disso, uma boca saudável é também aquela que proporciona uma boa mastigação, o que é fundamental para uma boa digestão dos alimentos e uma melhor absorção dos nutrientes.
Para que se tenha um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias após cada refeição e também uma última vez antes de dormir.
A higiene dos dentes deve ser feita utilizando-se uma escova de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. Não se esqueça de passar o fio dental e escovar a língua.
Cárie: é uma doença causada por bactérias que utilizam o açúcar da nossa alimentação para produzir ácidos que destroem os dentes. Pode causar dor e até a perda do dente. Para prevenir, é importante ter uma boa higiene bucal.
Doenças da gengiva: ocorrem principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana. Começa com uma inflamação (gengivite) e sangramento. Se não for tratada, pode atingir o osso que sustenta o dente (periodontite), causando a exposição da raiz e até a perda do dente.
Uso de prótese: são fundamentais para auxiliar a correta mastigação dos alimentos e a fala, além de manter o equilíbrio das estruturas da face e das articulações. O seu uso exige cuidados especiais:
Prótese parcial removível (ponte móvel): limpe-a fora da boca com sabão ou pasta de dente pouco abrasiva e escova de dentes macia, separada para essa função. Antes de recolocá-la na boca, escove os dentes e limpe a gengiva, o céu da boca e a língua.
Prótese total (dentadura): faça o mesmo procedimento. Recomenda-se ficar sem a prótese algumas horas durante o dia. O ideal é passar a noite sem a prótese. Deixe-a sempre em um copo com água. Devido ao desgaste natural, ela precisará ser ajustada ou trocada após certo período de tempo
Boca seca: pode ser causada pelo uso de alguns medicamentos ou por distúrbios na saúde. Provoca maior risco de cárie, incômodo no uso da prótese, perda do paladar, mau hálito e dificuldades para falar, mastigar e engolir os alimentos. O dentista pode recomendar vários métodos para manter sua boca mais úmida Beber água com frequência pode ajudar.
Lesões na boca: observe regularmente se existe alguma alteração nos lábios, nas bochechas, nas gengivas, no céu da boca, na garganta, na superfície e abaixo da língua. Procure por manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas ou feridas. Se você observar alguma alteração, procure um dentista.

saude.gov.br