Programação gratuita no Dia dos Aposentados, 24/1

Instituto Defesa Coletiva e Procon-BH exibem filme sobre superendividamento e lançam projeto Crédito Consciente para Idosos

O Instituto Defesa Coletiva e o Procon-BH promovem nesta quinta-feira, 24/1, o lançamento do projeto Crédito Consciente para Idosos. A partir das 10:00, no Cine Santa Tereza, haverá exibição gratuita do filme Covardia Capital, que apresenta casos reais de superendividamento de idosos. Na sequência será distribuída a cartilha Crédito Consciente para Idosos. Inscrições: (31) 3024-6091 ou contato@defesacoletiva.org.br.

A presidente do Instituto Defesa Coletiva, Lillian Salgado, fará palestra educativa para mostrar os perigos da concessão indiscriminada de crédito bancário e apresentará as práticas abusivas de assinatura e renovação dos contratos de empréstimos. Também está previsto show internacional de dança e distribuição de pipoca e cachorro-quente aos presentes.

De acordo com a presidente do Instituto Defesa Coletiva, Lillian Salgado, o objetivo da programação do Dia do Aposentado é conscientizar a população, principalmente idosa, quanto ao crédito imediato e consequências do endividamento. A diretora do Procon-BH, Mônica Coelho, lembra que as demandas contra os bancos ocupam o segundo lugar nas reclamações junto ao órgão.

Covardia Capital

O filme Covardia Capital, produzido pelo Instituto Defesa Coleiva, narra a história de idosos que ficaram superendividados devido às práticas abusivas de concessão e renovação de crédito. O curta-metragem venceu a Categoria Júri Popular da mais recente edição do Festival Internacional de Cinema de Trancoso.

Os protagonistas do documentário são Senhor Vicente e Dona Marlene. Idosos que tiveram valores da aposentadoria totalmente comprometidos com o pagamento de juros abusivos aos bancos. O filme também mostra o caso de uma senhora com problema de visão. Sem ter total consciência do que estava fazendo foi incentivada a “bater a senha” em um terminal bancário para a realização de um empréstimo que se tornou uma “bola de neve”.

Cartilha Crédito Consciente para Idosos

A Cartilha produzida pelo Instituto Defesa Coletiva reúne informações sobre a importância do uso consciente do crédito; como buscar proteção em caso de problemas com os bancos; armadilhas do “crédito fácil”; o perigo do crédito consignado; o que fazer após estar superendividado; e êxito das ações coletivas no Judiciário. Todo material foi produzido de forma lúdica, com ilustrações e linguagem acessível para facilitar a compreensão dos idosos e das pessoas com baixo grau de instrução.

Prêmio Defesa Coletiva de Jornalismo

Instituto Defesa Coletiva lembra aos jornalistas que continuam abertas as inscrições para o Prêmio Defesa Coletiva de Jornalismo. O concurso visa incentivar a produção de conteúdo jornalístico que enfatize a importância das ações coletivas de consumo no Judiciário. O tema da primeira edição do Prêmio é superendividamento dos idosos. Para participar, basta produzir conteúdo para TV, Rádio, Impresso ou Web sobre superendividamento dos idosos e citar o filme Covardia Capital. Os jornalistas vencedores, em cada categoria, ganharão uma viagem com acompanhante para Trancoso/BA.

Programação Instituto Defesa Coletiva Dia do Aposentado

24 de janeiro – 10:00 às 12:00

Exibição do Filme Covardia Capital; palestra e distribuição de cartilha sobre crédito consciente aos aposentados; apresentação artística de dança

Cinema Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza (Praça Duque de Caxias)