Comissão debate crimes cometidos contra os idosos

A Comissão Extraordinária do Idoso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater, nesta quarta-feira (13/4/16), às 16h30, no Plenarinho II, os crimes cometidos contra os idosos no Estado. A comissão irá ouvir a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso e à Pessoa com Deficiência de Belo Horizonte, Ana Patrícia Ferreira França, sobre esses crimes. Os autores do requerimento são os deputados Isauro Calais (PMDB), que preside a comissão; Glaycon Franco (PV), vice-presidente; e Geisa Teixeira (PT).

O deputado Isauro Calais diz que a delegacia especializada é instrumento fundamental para mudar a realidade do idoso. “A violência é sem dúvida o maior problema que os idosos enfrentam atualmente. O mais grave é que, na maioria dos casos, o agressor está dentro de casa. Os filhos são os principais agressores e as mulheres, as maiores vítimas”, afirmou o deputado.

“Infelizmente, só existe em Minas Gerais uma delegacia especializada, que fica em Belo Horizonte. Em Juiz de Fora (Zona da Mata), por exemplo, uma luta nossa é pela instalação de uma unidade, que, além de garantir atenção especial a essa população diante dos casos registrados, vai ajudar no enfrentamento da violência”, acrescentou o parlamentar. Ele acredita que essas questões precisam ser discutidas para buscar alternativas que vão assegurar a qualidade de vida da terceira idade.

Além da delegada, também foi convidada para a reunião a coordenadora do Projeto PUC Mais Idade, Anna Cristina Pegoraro de Freitas.